quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

VIREI LANCHEIRO!!! (rs)

Olá Amigos,

Depois de bastante tempo em que tive muitos afazeres, problemas pessoais e alguma dificuldade para ir ao barco que me desanimaram bastante em fazer as postagens, acabei dando um tempo do Blog...

Enfim, espero fazer 2019 um ano diferente, a começar com a tentativa de retomar as postagens. Valeu Franklin (Grupo WhatsApp dos FASTs) pelo incentivo a voltar!!!

------------  X  ---------------  X  --------------

Bem, uma queixa que sempre tive do meu barco é que sua velocidade de cruzeiro é muito baixa. Pra mim, que muitas vezes já saí de Niterói pra fazer um "bate e volta" na Praia da Tapera, na Ilha Grande, retornando a Niterói no mesmo dia, essa morosidade do barco na travessia das 7 MN que separam o clube da Ilha acentuavam a minha já manifesta ansiedade.

Esteira "comportada"

Assim, em 2018, cansado de ver vários conhecidos comentando que a velocidade de cruzeiro dos seus barcos é de 6 e até 7 nós, decidi fazer alguma coisa pra melhorar os 4,5 a 5 nós de velocidade de cruzeiro do MYSTIC.

Pesquisa daqui, conversa dali, concluí que realmente estou muito bem servido de motor (o MYSTIC está equipado com um motor Control 48 HP), mas que precisava dar uma atenção ao casco e ao hélice.

O casco jamais foi problema, porque na medida do possível, mantenho ele sempre limpo e com a tinta venenosa em dia. Sobrou, então o hélice.

Quando comprei o barco e tive que refazer todo o sistema de propulsão (http://veleiromystic.blogspot.com/2011/07/hora-e-vez-do-fundo-final.html), acabei refazendo o mesmo hélice que já estava lá - 2 pás com não sei que medidas. O serviço foi feito pelo Zezinho, da Fundição Barrufão, aqui mesmo em Niterói. O Zezinho é um cara que tira leite de pedra e faz produtos a um preço bastante acessível, o que foi essencial naquela época, porque eu já estava quebrado com tanta despesa da obra do barco. O contraponto é que, apesar de bem feito e funcional, o hélice não era resultado de qualquer cálculo. Eu precisava fazer um hélice novo!!!!

De volta às pesquisas, resolvi que se quisesse um bom desempenho, teria que meter a mão no bolso e encomendar algo mais elaborado. Por indicação de vários amigos e após uma pesquisa de preços entre os mais conceituados fabricantes de hélices no Brasil, acabei encomendando um hélice de 3 pás na Metalúrgica Andreoni.

Fui muito (muito mesmo!!!) bem atendido pelo pessoal da Andreoni. Tiveram toda a paciência do mundo em me explicar a dinâmica de um hélice, sua relação com motorização, casco e deslocamento etc e ainda fizeram todo os cálculos necessários para dimensionar o hélice ideal para o MYSTIC.

Passei as seguintes informações pro pessoal da metalúrgica:

Veleiro: Fast 310 (31 pés - 9,30m)
Linha d´água: 7,46m
Deslocamento aproximado: 3 ton
Motor: Control 48HP 
Reversão: ZF BW-7 - Relação 2,47:1 avante e 2,36:1 a ré

Diâmetro do hélice atual: 15 1/2 polegadas
Passo desconhecido
Quantidade de pás atual: 02
Diâmetro do eixo equipado no barco: 1 1/4 polegada

Obra de arte!!!

Menos de uma semana depois da encomenda, recebi em minha casa o hélice da Andreoni. Ele era simplesmente lindo!!! O acabamento, primoroso!!!



As medidas vieram gravadas no corpo da peça:

Diâmetro: 16 polegadas

Passo: 15 polegadas

Quantidade de pás: 03





Na mesma semana fui pra Angra, instalei o bicho e parti pra uma navegada de teste. Já na saída do cais comecei a perceber a diferença da troca dos hélices: a manobra do barco agora era fácil, com respostas rápidas e mais precisas! Resolvi atravessar para o Sítio Forte, aproveitando o dia de mar calmo e sem vento.

Durante a travessia eu não acreditava no que estava presenciando! O barco navegava macio, com bem menos trepidação que antes. A velocidade chamou a atenção: o percurso, que jamais foi vencido em menos de 2h, foi completado em pouco mais de 1h. O giro de cruzeiro, que era em torno de 2500 rpm, agora não tem necessidade de passar dos 1800 rpm

Posso dizer que a melhora de desempenho do barco valeu cada centavo pago no hélice!

Seguem abaixo as fotos das medições realizadas dentro da Enseada do Sítio Forte, com zero de vento e mar liso:



Na foto acima, simplesmente coloquei o barco em marcha avante, sem acelerar. Impressiona que a velocidade praticamente já é a da antiga velocidade de cruzeiro do barco, com hélice de duas pás.




 Elevando o giro para 1500 rpm, a velocidade foi para incríveis 5,9 nós! Sem dúvida a melhor relação giro vs. desempenho.




1800 rpm foi o giro de cruzeiro recomendado pelo Josivan (especialista nos motores Control). A velocidade, agora, é compatível com o que as pessoas costumam dizer de seus barcos (6,5 nós). Neste desempenho, a popa do barco já começa a enterrar na água.




Em 2000 rpm o barco atingiu a marca dos 7 nós de velocidade. O motor continuava com barulho e trepidação confortável, mas o casco já desenhava um vistoso bigode no mar e a popa, enterrada na água.




Ainda fiz mais um teste: Quanto o barco andaria, no antigo giro de cruzeiro (2400 rpm)? A resposta está na foto: 7,6 nós.



Por fim, fiz a derradeira experiência, colando a manete do acelerador no máximo e observando o desempenho. O resultado não foi muito agradável. O motor trepidou desconfortavelmente e a descarga soltou uma fumaceira danada. Acabei não fotografando o painel de teste, mas a velocidade passou fácil dos 8 nós. Conversei também com o Josivan sobre a fumaça e ele me tranquilizou, dizendo que a fumaça é resultado de uma má queima do diesel nos cilindros, devido ao esforço que o motor estava fazendo naquele giro. Menos mal

Bem, virar lancheiro foi só uma brincadeira, já que agora até dá um certo prazer andar no motor. Mas o sangue de velejador continua circulando em minhas veias e, como diz meu amigo Juca Andrade, "vamos no pano mesmo"!!!


Bons Ventos





4 comentários:

  1. KKKKK assustei!! Motorar também faz parte da vida do velejador, embora o 'som do silêncio' com vela em cima seja o melhor!!
    E, como meio de segurança, o motor vez ou outra tira o veleiro das 'roubadas'!!
    Bons ventos!! De porão também!!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKK
    Fala Ricardo!
    E o Gaipava? Muitas velejadas?
    Bons Ventos

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando trocar o helice também!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo. Quanto pagou no helice? Tenho um 32 pés com control e estou pensando em trocar o hélice também. abs.

    ResponderExcluir