Olá pessoal,
Hoje finalmente o MYSTIC ficou pronto e retornou ao seu habitat - o mar. Foram longos 21 dias na área de reparos do Clube Naval Charitas, sob os cuidados do Lourival. Eu havia optado pela obra nessa época, porque, além da fila de espera para docar o barco, este é o período do ano que menos chove. Pro meu azar, perdemos praticamente uma semana inteira sem poder trabalhar por causa da chuva que caiu em Niterói na semana passada. Paciência...
Falando do que interessa, o que era pra ser uma simples pintura de fundo e polimento do costado, acabou virando uma reforma completa do fundo, incluindo a troca do eixo, hélice, flange, bucha, registros de água etc. Foram algumas surpresas desagradáveis, mas que no final foi melhor assim, pois agora sei que o fundo está em excelente estado e tão cedo não precisarei me preocupar com ele.
As fotos abaixo poderão mostrar melhor como foi essa etapa da revitalização do barco:
FUNDO
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Sendo retirado da água. A primeira visão de como estava o fundo |
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No mesmo dia, com o fundo raspado. |
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O fundo totalmente lixado, mostrando a fibra do casco. |
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Nesta foto o fundo com a massa epoxi já aplicada. |
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Aqui, as camadas massa epoxi (brando por baixo), Galverette (vermelho) e Intergard (branco por cima). |
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O primer está aplicado. Falta só a tinta anti-incrustante. |
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O fundo definitivamente pintado com a tinta venenosa. |
EIXO / HÉLICE
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Craca pura. Nesse momento não dava pra ver o estado do eixo e do hélice |
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Após a raspagem, a surpresa desagradável: o material estava condenado. |
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O eixo já foi retirado e o pé de galinha sendo devidamente tratado. |
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... Com o primer, aguardando o novo eixo e hélice. |
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O novo eixo e hélice já estão no lugar, com o anodo já instalado e com o primer. |
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O eixo no lugar, pronto para ir para a água |
REGISTROS
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Os registros do banheiro já estavam emperrados |
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Registros novos significam segurança contra o afundamento do barco, principalmente estes que são muito usados. |
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Entrada de água do motor: a foto já diz tudo. |
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O novo registro e a mangueira já instalada. |
POLIMENTO E RETOQUE DO COSTADO
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O costado de boreste estava bem machucado por anos encostado no mesmo cais |
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Antes... |
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... Depois | | |
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Somente no retoque e polimento, ... ficou ótimo!!! |
Bem, vencida esta etapa, o plano é, já a partir da próxima semana, refazer a pintura da máscara do casario e trocar os cabos do guarda mancebo. Claro que esta outra etapa será a matéria do próximo post.
Até lá!!!
Lauro
ResponderExcluirParabéns pelo trato que vc está dando no veleiro! tá realmente ficando show! Eu tb estou dando um trato no meu Sud 27,5 que está no Iate Clube de Rio das Ostras, que tb comprei em estado de semi abandono, só q estava no seco, o q já é uma boa, mas se possível, gostaria de saber qual é o rolinho especial e qual é o nome e marca da tinta PU q vc usou pra fazer a mascara e se possível vc tirar uma foto do suporte do motor que vc fez na escada de popa, achei uma boa ideia, tenho motor de centro Yanmar, mas o do botinho pode ser usado como reserva, quem tem 2 tem 1 quem tem 1 não tem nenhum, diz o ditado !
Abraços e quando vier pra RdO me avise doutorjean@yahoo.com.br tel (22) 991600157
Olá Lauro, você teria o contato do Chico da FOCH. Eu preciso consertar um suporte de motor de popa e não acho nenhuma referência a FOCH na Internet. Obrigado. Paul. Veleiro Las hay (Multichine 23). e-mail: paulbresil@gmail.com
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