Após a conclusão da reforma do fundo do casco e enquanto o motor do MYSTIC não fica pronto, meti a mão na massa e fui dar um trato no visual do barco.
O Lourival já havia polido e retocado as faixas do costado do barco, mas faltavam as máscaras da cabine, que estavam completamente desbotadas. Comprei, então, uma tinta PU azul, da cor da capa da vela e parti pra faina.
As duas fotos acima mostram como estava o estado da máscara do barco. Do lado de boreste a tinta praticamente já não existia mais, enquanto que do outro lado ainda dá pra ter uma noção de como era. A idéia foi preservar o desenho, alterando somente a tonalidade da tinta para combinar com a capa da vela.
A aplicação da tinta foi feita com um rolinho especial. Fiz assim quando pintei a mácara do TUIÚ (B27-S - meu ex barco) e achei que o serviço teve um ótimo resultado. Confira nas fotos abaixo como ficou a pintura nova:
A pintura de BE. Falta ainda a segunda demão, mas já dá ver que ficou bonito |
O lado de BB já finalizado |
Além dia pintura da cabine, comprei novos cabos de aço encapados para substituir os cabos de guarda mancebo do barco. Os cabos já estavam perigosamente podres e um deles nem existia mais, tendo sido substituído por um cabo pre-esticado de 6mm. A substituição dos cabos é uma providência que sempre adotei nos barcos que já tive. Não que outras peças e/ou partes do barco não sejam importantes, mas num mar revolto, numa velejada adernada etc, o guarda mancebo é nossa última chance de não cair do barco em caso de um escorregão, por exemplo.
Encerrada mais essa etapa, já dá pra ver como o barco era e como será daqui pra frente. Dá um enorme prazer ver o MYSTIC bonito novamente e saber que voltará a navegar com segurança, com materiais novos e de qualidade.
Ele era assim... |
... e ficou assim!!! |
Finalizada esta etapa, estou considerando a parte externa concluída, apesar de haver diversos outros trabalhos menores a serem realizados, mas que poderão ser feitos no futuro, com calma.
O Fast 310 realmente é um barco de linhas muito bonitas e, quando bem cuidados como está ficando o MYSTIC, a beleza parece ressaltar!
Que venha agora a parte interna!!!
Bons Ventos
Boa tarde Lauro,
ResponderExcluirTenho acompanhado seu Blog. Acabo de comprar um Cruiser 23 e ainda não coloquei na água, tenho que fazer as pinturas. Estou com uma dúvida, pelo que vi nas fotos, a parte de anti-incrustante você lixou tudo mas o resto você pintou por cima? Qual a preparação que realizou?
Está muito bonito o barco, parabéns!]
Silas
silasmoj@yahoo.com.br
Caro Silas,
ResponderExcluirO correto numa pintura, seja ela de fundo ou outra parte é remover a tinta anterior, aplicar a base (primer) e depois pintar.
No caso do MYSTIC, como o fundo estava bastante detonado pelo tempo que o barco ficou parado, inclusive com algumas osmoses, aproveitei e, além de tirar a tinta, tirei a camada de epoxi que reveste a fibra e fiz uma nova, reforçada. Na sequência foi aplicado o primer e depois a tinta. Nas próximas vezes em que for pintar o fundo, não será necessário fazer tudo isso, mas apenas dar uma lixada para remover o excesso de tinta, aplicar novo primer e pintar novamente.
Na máscara da cabine não fiz o que manda a cartilha, mas não há risco do serviço ter ficado mal feito. Eu explico: a tinta que hoje está lá serve como primer. Então, eu apenas lixei um pouco para alisar a área, passei um redutor para tirar todas impurezas e gordura e apliquei a tinta PU (poderia ser um esmalte sintético, mas esse sim descascaria em pouco tempo). O ideal seria aplicar com uma pistola, mas com o rolinho também fica bem aceitável.
Espero ter ajudado.
Bons Ventos
Lauro
Ficou bacana, Lauro. Parabéns.
ResponderExcluir