domingo, 28 de junho de 2015

PLACAS SOLARES - PARTE 2



Ficaram bonitas ou não ficaram?!!! (rs)

Olá Pessoal,

Demorei, mas terminei, eu acho... Vou explicar:

Neste final de semana consegui concluir a instalação das placas solares na targa que mandei fazer na Kisombra. Ficaram muito bonitas e funcionais, mas não fiquei tempo suficiente no barco para testar o equipamento.

O dia (de muito trabalho, diga-se de passagem) começou com a desmontagem da placa solar que eu tinha instalado em 2012 (http://www.veleiromystic.blogspot.com.br/2012/10/novos-equipamentos.html). A placa de 20W instalada naquela estrutura ganhou um lugar na targa que fiz no MYSTIC.

Só para lembrar, esta placa foi instalada para manter a bateria do motor (e só ela) estimulada durante os períodos de inatividade do barco. Em outras palavras, como muitas vezes passo mais de 1 mês sem visitar o MYSTIC, seria muito desagradável chegar lá e não conseguir ligar o motor porque a bateria arriou.

Aliás, um fato curioso e altamente preocupante ocorreu desde o início da instalação das placas novas no barco. É que desta vez, cheguei lá e ao tentar ligar o motor, ele não pegou. A impressão que deu é que não havia energia suficiente na bateria para girar o motor de arranque.

Na primeira etapa da instalação das placas, eu deixei toda a parte elétrica pronta, o que significou, dentre outras coisas, ter conectado as baterias de serviço ao novo controlador MPPT.
Até aí tudo bem, mas quando fui acondicionar os conectores do lado externo (lá na targa) para guardá-los até minha volta, eu tinha resolvido deixar o conector positivo ligado ao negativo o que, claro, fechou o circuito, já que lá embaixo estava tudo ligado. Resolvi o problema desconectando o fio negativo da ligação que tinha feito lá na bateria e deixei-o jogado ali por baixo. Neste final de semana, para minha surpresa, o conector na ponta do fio que ficou jogado estava completamente corroído, como se estivesse mergulhado em um ácido. Deve ter dado alguma corrosão pelo fato de ele ter ficado ali, energizado.

O que isso tem haver com o problema da bateria do motor, não sei, até porque o problema foi na ligação das baterias de serviço, que teoricamente (e segundo o eletricista que fez a revisão, na época) são isoladas da bateria do motor e que, ainda por cima, não descarregaram. Mas estou rezando para haver alguma associação, pois caso contrário, tenho um problema novo para resolver e, o que é pior, no motor.


Voltando à faina da instalação das placas, fixei com rebites cada uma ao perfil em "U" de alumínio. As placas maiores nos extremos e a plaquinha de 20W da bateria do motor, no meio. Depois, encaixei os perfis (o da travessa da frente da targa e o da travessa traseira) na targa e então foi só prender o conjunto com as braçadeiras.

Feito tudo isso, cobri as placas com papelão para que elas não "enxergassem" o sol e, consequentemente, não gerassem energia. Essa é uma recomendação do fabricante, para evitar choques e curto circuito na hora da ligação final do sistema. Na sequência, procedi a ligação das placas grandes (as de 95W, das baterias de serviço) em série (conforme minhas convicções após o teste que tinha feito no clube) e depois a pequena.


A melhor prova de que ligar em série foi uma decisão acertada foi a medição que fiz após a instalação. O trabalho foi terminado mais para o fim da tarde e a plaquinha de 20W estava gerando aproximadamente 4,5V enquanto as outras placas, em série, produziam algo perto de 22V. O que verifiquei foi que o controlador da plaquinha, por falta de tensão, já havia desligado e não carregava mais a bateria do motor, que mediu 10,6V naquele momento. Já o controlador MPPT, continuava com a luz de carga acesa e entregava 13,4V. Nada mal...

E assim concluí mais uma melhoria no MYSTIC. Fico devendo o comentário sobre o desfecho da bateria, que irei conferir na próxima vez que for a bordo.


Bons Ventos e até a próxima.



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Um comentário:

  1. Ae o telhado ficou bonito, quando vc vai me pagar direitos autorais da colocação das placas, se não pagar vou te processar, rs

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