domingo, 2 de junho de 2013

UMA LISTA INTERMINÁVEL

E aí, pessoal? Beleza?

Imagine o seguinte:

- Hoje vou para o barco limpar o poceto...

Até aí, tudo bem, pois trata-se de uma tarefa bastante simples e rápida de ser executada. Então você entra no seu barco e, munido de balde, esponja e um detergente, levanta a tampa do paineiro. A primeira visão não é das melhores. Seu porão está com bastante água, quando você descobre que sua gaxeta está vazando.

- Ora, isso é mole! É só apertar o porta gaxeta! - Você pensa.

Continuando a faina, a melhor maneira de dar uma esvaziada no porão é ligando a bomba. Ao acionar o botão, você percebe que sua bomba está cuspindo água igual a um chafariz. Não lhe resta outra alternativa senão secar o porão com a esponja e um pano mesmo. Lá pelas tantas da faina, você nota que aquela mangueirinha do ralo do banheiro está entupida e por isso fica sempre um "choro" de água escorrendo por baixo dos paineiros...

Bem, a história acima é pura ficção e serve somente para ilustrar que uma simples manutenção pode resultar numa lista de afazeres sem fim. No nosso exemplo, a limpeza virou na seguinte lista de tarefas:

- Limpeza do poceto (a tarefa original);
- troca da bomba de porão;
- troca da gaxeta;
- desentupir o ralo do banheiro; e
- limpar o porão, abaixo dos paineiros.

O compressor da geladeira
Podem acreditar, lá no MYSTIC é a mesma coisa. Mais! Sou capaz de apostar que no barco de todo mundo é assim. Tem sempre alguma coisinha aparecendo pra fazer!

Quando trouxe o barco de Angra, no mês passado, já tinha uma pré-lista em mente e que só está aumentando. Hoje pretendo:

- Fazer a limpeza do porão do barco;
- Ressuscitar a geladeira, que desde quando comprei o barco, não funciona;
- Reorganizar as baterias sob a cama de popa, para caber uma segunda bateria de serviço;
- Limpar a caixa d'água,
- Eliminar os vazamentos de água em algumas gaiutas;
- Ressuscitar os eletrônicos do barco (Tridata), que assim como a geladeira, nunca funcionaram;
- Trocar o registro do esgoto da pia da cozinha, que parou de funcionar;
- Trocar a gaxeta;
- Consertar a biruta, no topo do mastro;
- Revisão da capa da mestra (lazy jack)
- Eliminar um micro furo na mangueira do escapamento;
- Criação de um sistema para manter a mesa da cabine rebatível;
- Otimizar o sistema de burro da mestra; e
- Reorganizar o sistema de rizo da mestra.

O registro da pia não veda mais nada
Desde que o barco chegou a Niterói, alguns itens da lista já foram cumpridos. Outros já foram iniciados e os demais ainda nem sei por onde começar. 

O porão do barco já foi limpo, incluindo a troca da bomba por outra mais potente, troca da válvula de retorno e desengripameto do automático. As baterias já foram reorganizadas, só faltando comprar uma nova. O micro furo também já foi consertado, assim como a capa da mestra já retornou da Cognac Velas. O Luciano Guerra (veleiro Araiti), que tem me dado uma força enorme nessa faina sem fim, já trocou e regulou a gaxeta.

A geladeira será um capítulo a parte. Ela já foi testada e o compressor funcionou, mas descobri que um dos tubos de gás está rompido. A instalação elétrica da geladeira terá de ser refeita, assim como o termostato, hoje podre, terá de ser trocado.

Algumas gaiutas já tiveram sua borracha trocada, mas não toquei ainda nas do teto da cabine. Já a mesa da cabine foi retirada, restando desmontá-la e remodelá-la. Já estudei o sistema do burro e já sei o que vou fazer, mas falta comprar um moitão.

O que essa biruta tem, ...
... que essa biruta não tem?

Bem, ainda há muito o que fazer e o tempo urge! Minha meta inicial era retornar com o barco pra Angra na segunda quinzena de julho, mas tenho dúvidas se conseguirei. Vamos ver...



Bons Ventos!






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