quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OPÇÕES DE PASSEIO NA BAÍA DE GUANABARA E ADJACÊNCIAS

Olá amigos,

No final de julho aproveitei minhas férias e saí de tarde para dar uma velejada com o Mystic. Dentre os muitos assuntos discutidos a bordo durante o passeio, surgiu a questão de alternativas de destinos para quem veleja na Baía de Guanabara.

Acho que existe um certo preconceito com a Baía, principalmente por conta da poluição da água, o que faz com que esses passeios se limitem a uma velejada. Ninguém se anima a fundear em algum lugar para um mergulho, pernoite, ou mesmo para somente almoçar. Vocês sabiam que existem restaurantes a beira d'água dentro e fora da Baía que podem servir boas refeições?

Eu mesmo não aproveito tanto assim todo o potencial que a Baía de Guanabara dispõe, mas sempre que posso, tento complementar meus passeios com algum evento. Bem, vou tentar apresentar algumas opções que espero possam servir para estimular mais os passeios por aqui:

Praias do Adão e Eva

As praias do Adão e Eva, em Niterói (próximas à Fortaleza de Santa Cruz) são uma boa opção de fundeio para um churrasco a bordo, desembarque para curtir a praia, ou mesmo um mergulho. Por estarem bem próximas da boca da barra, é bem comum a água estar limpa no final da maré enchente.

Praias do Adão & Eva
 Urca

Dentro da Baía, às margens do Forte de São João, na Urca, algumas vezes já vi alguns barcos fundeados por ali e o pessoal se refrescando com um bom banho de mar. Tal como as praias do Adão e Eva, aquela área está mais próxima ainda da boca da barra. Então, na subida da maré, aquele é um local onde a água fica limpa primeiro.


Praia Vermelha

Ali pertinho, já do lado de fora da Baía, há uma enseada bastante interessante, aos pés do Pão de Açúcar, sendo também um bom lugar para fundear, pernoitar, ou curtir um churrasco a bordo e dar uns mergulhos. Estou me referindo à Praia Vermelha, na Urca. O local é relativamente protegido pela Ilha da Cotunduba e bastante frequentado por praticantes de mergulho autônomo e caça sub. Já estive ali algumas vezes e gostei bastante. Dá para fundear mais para o fundo da enseada, bem perto da praia. Procure ficar atento somente ao vento Leste, se este soprar forte, pois ele empurra para a praia, no fundo da enseada.

Praia Vermelha, em foto disponível no site rotasturisticas.com
Itaipú

Navegando um pouco mais, rumo E, chegamos a Praia de Itaipú. Talvez esse seja o destino mais conhecido de quem tem barco. Ali, além da praia e da água normalmente cristalina, tem também vários restaurantes que servem desde petiscos até refeições dentro do seu próprio barco. Nas vezes em que estive lá, fui muito bem servido pela turma do restaurante Sabino's. O local é protegido do vento E, mas deve ser evitado em dias com previsão de SW, que te joga na praia. O canto de Itaipú é, também, um bom fundeio para pernoite.

Praia de Itaipú
Ilhas Maricás e Arquipélago das Cagarras

Para aqueles que gostam de navegar para mais longe, duas opções bastante interessantes são o arquipélago das Cagarras a W/SW da boca da barra e as Ilhas Maricás a E de Itaipú. Em Maricás, só vale a pena ir em condições de mar calmo e vento E, já que o fundeio fica na face W da ilha e no geral, ela não é muito protegida. O dado interessante é que em Maricás existe uma prainha escondida.

A prainha das Ilhas Maricás e o Arquipélago das Cagarras

Bar da Rampa

De volta às águas abrigadas da Baía de Guanabara, no fundo da enseada de Botafogo, encontra-se o Clube de Regatas Guanabara. Em sua área náutica existe um bar chamado Bar da Rampa, no melhor estilo "pé sujo", mas onde se bebe uma cerveja "estupidamente" gelada acompanhada de uma generosa porção de camarão frito ou empanado. O melhor de tudo é que o preço é extremamente honesto. Quando estive lá embarcado, joguei ferro ao largo do clube e solicitei o apoio deles para desembarcar no cais do clube, que fica em frente ao Bar. Fui muito bem recebido e recomendo.

Ilha de Jurubaíba

Conversando com amigos, soube que nessa ilha, localizada a N da Ponte Rio x Niterói, existe um aprazível restaurante que serve pratos variados a base de frutos do mar. Nunca fui, mas pretendo fazer uma visita ao local e descobrir se o tal restaurante ainda existe e se o peixe é isso tudo que me falaram.



Ilha de Paquetá (Paquetá Iate Clube)

Essa aprazível ilha localizada no fundo da Baía de Guanabara é um ótimo local para pernoite e passeios alternativos. Nela está localizado o PIC - Paquetá Iate Clube. Todas as vezes em que estive no PIC (não foram poucas), fui muito bem recebido. Já pernoitei lá, já fui somente para almoçar e sempre fui muito bem atendido. O apoio náutico oferecido pelo clube é mais que suficiente e o restaurante tem uma comida bem saborosa a um preço honesto. Anualmente, é lá onde acontece a Patescaria - um evento voltado para os velejadores de cruzeiro. O clube fica repleto de barcos e a ilha lotada, para a festa de São Roque.

O Paquetá Iate Clube e os barcos na Patescaria

Bem, estes são os locais que conheço e arrisco recomendar. Ficaria grato se alguém tiver alguma outra sugestão e queira comartilhá-la consco.

Bons Ventos



3 comentários:

  1. Lauro, excelente, um dia ainda irei navegar nestas aguas encantadas.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes as suas dicas, Lauro. Nunca dei muita sorte com Adão e Eva. Na vez em que estava tudo dando certo, chegou uma traineira tocando um funk ensurdecedor. Qto a Jurubaíba, nunca fui, mas aquele nosso amigo em comum lá do CNC já ficou encalhado. há que se ter muita atenção à maré.

    ResponderExcluir
  3. Muito legais suas dicas! sou iniciante na vela, apesar de sonhar com veleiros desde pequeno, só agora com 33 anos estou conseguindo concretizar este sonho, por enquanto estou engatinhando fazendo aulas de dingue no guanabara, mas já ansioso pra termina-las, e já começar as aulas de oceano. Que vou comprar um veleiro oceano isso é fato, pode demorar um pouco mais ou não, ainda não sei, mas enquanto isso não acontece, pretendo o quanto antes pegar um dingue e ir pro mar o máximo que puder dentro da baía... navegar bastante, poder desfrutar dos dias bons e explorar os ruins com um pouco mais de segurança que a baía fornece. Pretendo fazer essa travessias que vc faz com rotina rio-angra-rio. Mas quero ganhar mais experiência no mar... tenho uma menina de 4 anos, aventureira que um dia espero que me acompanhe nas velejadas, além da patroa. Parabéns pelo blog. ganhou mais um seguidor.
    abs

    George

    ResponderExcluir