quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MAR DE AMIGOS

Olá pessoal,

É impressionante como no mar - um lugar onde teoricamente há tanto espaço para as pessoas nem se cruzarem, ainda assim fazemos tantos amigos!

No último final de semana, combinei com o amigo Bernardo de reunirmos nossas famílias no Sítio Forte. Como sempre, zarpamos do clube, em Angra, após o almoço. Ameaçava umas gotinhas de chuva e o tempo estava nubladão, embora calor. Lá no meio do canal da travessia, o Bernardo já havia me passado um rádio, avisando que tinha um bom vento. Zarpamos lado a lado com o Caulimaram, dos amigos Ulisses e Marcela, pois havíamos combinado de eu tirar umas fotos e fazer um vídeo deles velejando.

video


Logo que o vento entrou, o Caulimaram içou os panos e eu comecei a registrar aquela ação. Ali a frente, tinha um cara remando num caiaque grandão, todo vistoso e, como ele remava num rumo de colisão, me vi obrigado a ficar atento, para evitar qualquer batida, ou mesmo um susto. Prossegui com as fotos. De repente eu ouço:

- Olá!!! Posso remar um pouquinho aqui na marola do seu barco, pra dar uma relaxada?

Alexandre e seu caiaque oceânico
Meio atônito, disse que sim, imaginando o que um maluco, de caiaque, fazia ali com aquele vento e mar, rumo à Ilha Grande. Acabamos batendo um bom papo, quando ele me disse que estava treinando para o mundial de canoagem oceânica, no Tahiti. O Alexandre Ferreira (Ale.canoe) e seu super caiaque de competição se despediu de mim, acelerou a remada deixando o MYSTIC pra trás e ainda foi lá no Caulimaram, que estava bem mais adiante que nós. Depois retornou, nos despedimos definitivamente e cada um seguiu seu caminho.

Gente boa o Alexandre Ferreira! Boa Sorte no mundial, Brother!!!

O Ulisses, depois da sessão de fotos, também retornou para o clube e nós seguimos para o Sítio Forte.

Chegando ao nosso destino, inflamos o botinho e fomos ao encontro da turma do veleiro Verona II (Bernardo & família). Desembarcamos todos na praia da Tapera e fomos cumprir o difícil ritual de beber umas geladas e comer uns tira gostos aquáticos, no Bar da querida Telma e Nalde. Eu estava vestido com uma camisa que havia ganho quando disputei o último campeonato brasileiro da classe Ranger 22 - barquinho de regatas que tenho em sociedade com um amigo. Quando me aproximei da mesa, ouvi de um gaúcho na mesa do lado:

- Rangerista, hein?

Dei um sorriso e a esposa dele emendou:

- Nós já fomos rangeristas, lá em Porto Alegre. Hoje temos um Fast 345 ...

Acabamos batendo um gostoso papo, proporcionado pelo simples reconhecimento de um desenho de um Ranger 22 na minha camisa e na identificação de que éramos velejadores. O Miguel Virgílio, sua esposa e dois parentes estavam a pé, naquela longínqua (e paradisíaca) enseada, revisitando o local que muitos anos atrás eles visitaram. Trocamos emails e nos despedimos, prometendo manter contato posteriormente.

MYSTIC e o Verona no Sítio Forte
Já embalados pelas cervejas e "Leites da Macaca", eu e Bernardo observamos uma vistosa e não muito grande lancha encostar na praia. Chamou-nos a atenção a aparente "configuração" do barco para um confortável pernoite a bordo - coisa pouco comum nesse tipo de embarcação e público. Dela pularam dois sujeitos de aspecto simples, enquanto as acompanhantes ficaram curtindo a bordo. Como ficaram perto de nós e imbuído da dúvida sobre o tamanho e lay-out da lancha, resolvi perguntar o tamanho daquele barco. O que se seguiu foi mais um bate-papo entre homens do mar que, embora nunca tenham se visto antes, conversaram como velhos conhecidos.

O final de semana, pra variar, foi maravilhoso! Afinal, é impagável ver nossos pequenos filhos interagindo com a natureza e pegando gosto pelo ambiente que tanto gostamos: o barco e o mar. Nem preciso dizer também que, tal qual as mais interioranas cidades deste país, a prática do "Olá", "Bom Dia", "Boa Tarde" etc é automática entre os tantos navegadores que cruzaram conosco nesse final de semana.


Bons Ventos e até a próxima!



As crianças se divertiram pra valer




Bar da Telma

Botando o colete salva vidas sozinho
Balizamento do canal dos navios

Adeus Sítio Forte! Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário