terça-feira, 21 de abril de 2015

MAIS ALGUMAS MELHORIAS

Olá amigos,

Esta semana conclui mais uma etapa de alguns investimentos que fiz no MYSTIC.

Só para recordar, eu adquiri o barco no início de 2011 e ele encontrava-se meio que abandonado, sem qualquer manutenção. Desde então, troquei todo o sistema de propulsão (eixo, hélice, buchas, porta gaxeta, etc), mandei o motor para um especialista revisá-lo completamente e instalá-lo corretamente, revisei toda a parte elétrica, troquei as lâmpadas por leds, refiz totalmente o fundo do barco (incluindo o gel), repintei a máscara das vigias do convés, mandei polir o costado, comprei velas novas com o Arnaldo (Cognac

Antes
Velas), troquei bimini, VHF, som, bomba de porão, consegui fazer os instrumentos funcionarem novamente, troquei os cabos da balaustrada, redinha no guarda-mancebo, tirei o carpete fedorento de dentro da cabine e muitos outros itens menores que não lembro agora. Tenho consciência que ainda faltam muitas coisas para o barco ficar do jeito que eu gosto, mas devagarzinho estou caminhando.

Esta etapa começou com o atendimento a uma crítica da minha esposa, de que a conservação dos nossos alimentos perecíveis a bordo com um igloo cheio de gelo era uma tarefa desestimulante, porque quando o gelo derretia, as coisas começavam a boiar e muitas vezes molhavam, fora que a caixa térmica suava e acabava molhando o piso ...
Durante

Bem, desisti de recuperar a geladeira velha que tinha no barco (embora ela funcionasse bem, o gás vivia vazando e a caixa térmica era nojenta) e comprei uma nova, da Elber.

Agora que tenho uma geladeira operacional, novas providências precisam ser tomadas com uma certa urgência, que é o investimento em capacidade de produção de energia a bordo. Sendo assim, decidi instalar placas solares no MYSTIC e trocar as baterias de serviço, hoje automotivas, por baterias estacionárias. O primeiro passo já foi dado e merece um destaque: encomendei uma targa na capotaria Kisombra, em Paulínia (SP).
Depois
A targa é um acessório necessário quando se precisa instalar placas solares num barco. Os módulos ficam em cima da targa, num local que não ocupa espaço e não há risco de batermos com a cabeça. A minha, como escrevi acima, foi encomendada ao Edmundo, dono da Kisombra. Fiquei muito feliz e com a certeza de que fiz um bom negócio, pois fui muito bem atendido desde meu primeiro contato até a instalação final. Tudo que foi combinado, foi cumprido à risca! Prazos, valores, especificações técnicas, tudo!!! O Edmundo é engenheiro (embora não do ramo) e consegue-se dialogar tecnicamente com ele. O soldador que o acompanhou na instalação é um senhor com cursos na sua área de atuação (caldeiraria) e com larga experiência no assunto. Com toda a dificuldade de se trabalhar com o barco na água, o cara foi lá e fez um bom serviço.

A nova targa do MYSTIC

Outro ângulo
Agora, com a targa já no lugar e a geladeira funcionando, o próximo passo está sendo estudar a melhor configuração de módulos solares e controlador de carga. De acordo com o espaço disponível que tenho na targa, a princípio estou imaginando duas placas de 95W cada e um controlador de 20A, de tecnologia MPPT. Mas esse será assunto para a próxima postagem. Até lá!


Bons Ventos.




.

4 comentários:

  1. Lauro, algumas semanas atrás tive o prazer de velejar com o Cadu, um cara super gente boa que se especializou em geração de energia solar para barcos com vários cursos e muito estudo na área, se quiser posso lhe passar o contato dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Walnei,

      Se você me puder passar um endereço de e-mail que eu possa trocar umas ideias com ele, eu agradeço

      Bons Ventos

      Excluir
  2. Ae o barco tá branquinho eimmmmm!!!!!!!!, qual o nome do marinheiro?, quero um marinho desse cuidando do meu barco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou te indicar, não, porque o casal cobra muito caro e o serviço nem ficou tão bom assim.
      kkkkkkk

      Valeu a força, Ulisses & Marcela!!!!

      Abração

      Excluir