domingo, 30 de setembro de 2012

DIA DE AJUDAR OS AMIGOS

No último sábado, atendi uma convocação do meu amigo Ulisses e uni o útil ao agradável: fomos levar seu veleiro - o Coronado, do Portogalo para a Marina Verolme, onde o barco foi docado para pintura de fundo e polimento do costado.

Para a empreitada, além do comandante Ulisses e eu, foram escalados nosso amigo Luciano Guerra - nativo da Ilha Grande e comandante do veleiro Araiti e o Chico, da Metalúrgica FOCH - já que também pretendíamos tirar o leme para trocar as buchas do eixo e não há ninguém mais qualificado que o Chico pra isso. A Marcela (esposa do Ulisses) também fez parte da trip, porém, responsável pelo apoio em terra, ou seja, ela nos deixou em Portogalo e foi de carro nos buscar na Verolme.

Acompanhe como foi a faina através da narração das fotos abaixo:


Saímos de Niterói às 6h30 para chegarmos cedo em Portogalo e logo zarparmos rumo ao Verolme. Na foto acima, o Coronado em sua vaga no Pier. Note as algas no leme do barco.

Chico esperando para embarcar

Mal safamos o enrocamento de entrada do Portogalo, tratamos logo de içar as velas, pois o dia lindo e o vento generoso que já soprava aquela hora da manhã nos convidava para uma velejada inesquecível.

Ulisses e Chico. Essa dupla tem muito história pra contar! (rs)

Vento E de 15 nós e excelente clima a bordo. Não há nada melhor do que uma velejada entre amigos! Na foto acima, Luciano a BE, eu no leme e o Chico a BB. Aproveitei a velejada e levei meu tablet, para testar o Navionics - um aplicativo que certamente vai substituir os chartploters nos barcos. Nele verificamos uma velocidade média acima de 6 nós (com casco sujo).



Pouco mais de 1 hora depois de zarparmos de Portogalo, chegamos à Marina Verolme.

O Coronado, já atracado ao pier da Marina Verolme, aguardando a maré encher para iniciarmos a faina de retirada do barco da água. Não sei quanto o Ulisses está pagando por essa brincadeira, mas nesse momento percebi a alta qualidade no atendimento da Marina.

O Coronado já fora d'água, sendo levado pelo travel lift para a área de reparos da Marina. Lembra da primeira foto (acima), com o leme todo cheio de algas etc? Nada como uma boa velejada, acima dos 6 nós para dar uma limpada parcial no casco! (rs)

Realmente, a estrutura da Marina é muito boa! Com o travel lift não é preciso, sequer, tirar o back stay do barco e seu transporte é feito com muita segurança e sem solavancos por corredores largos, num ambiente limpo e organizado.

O Coronado pesa exatas 4 toneladas (sem o Ulisses a bordo - rs)

Outro detalhe digno de registro: O barco só foi liberado para início do serviço por volta de 15h30 do sábado. Quando a maioria dos profissionais já estariam dando alguma desculpa pra irem embora e deixarem o início das atividades para 2ª feira, a turma do André (profissional contratado para o serviço) caiu pesado no trabalho, para adiantar ao máximo a estadia do barco em seco.

Enquanto o pessoal já raspava e lavava o fundo do Coronado, o Ulisses e o Chico subiram a bordo para soltarem o leme, enquanto eu e o Luciano... bem, alguém tinha que ficar de stand by se precisassem de alguma ajuda extra. (rs)

Não é fácil ser esposa de velejador fissurado. A Marcela merece um prêmio!!!



É isso aí, pessoal!!! Depois eu posto as fotos do final da "operação".

Aliás, essa aventura também pode ser acompanhada no próprio Blog do Coronado.

www.aventurasdocoronado.blogspot.com.br