sexta-feira, 26 de outubro de 2012

NOVOS EQUIPAMENTOS

Aproveitei que estou de férias e fui à Angra no meio de semana para dar um trato no MYSTIC e instalar novos equipamentos.

Na verdade, não consegui realizar a faina toda, pois a lista de afazeres é bem grande. Não consegui sequer lavar o barco, pois perdi praticamente o dia inteiro para instalar uma placa solar.

Nunca tivemos problemas de falta de energia a bordo, mas eu sempre ficava incomodado com isso e fatalmente ficava controlando com punho de ferro o consumo. Agora com uma placa solar carregando a bateria, posso relaxar um pouco mais.

O equipamento instalado é uma placa Komaes KM20, de 20 watts que me fornece, em média, 5A por dia. No conjunto, também foi instalado um controlador de carga Phocos, modelo CML20, com capacidade para administrar uma carga de até 20A.

Aproveitei e instalei uma tomada no painel do barco, dessas de acendedor de cigarro em automóveis. A tomada que havia no painel era de um modelo completamente ultrapassado e que não tinha qualquer serventia. Agora, posso, dentre muitas outras utilizações, ligar o DVD Player para o Gustavo ficar assistindo aos filminhos dele.

 



Bateria com carga alta (luz amarela) e a placa mandando carga (luz verde)

Painel com a tomada antiga

Nova tomada, no estilo acendedor de carro

5 comentários:

  1. esse barco é um maltratado e abandonado que está com uma foto no fórum da revista náutica?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    Você deve estar se referindo ao MEST. Um Fast 395 que fica numa poita do ICRJ, em Botafogo, não?
    Então, respondendo sua pergunta, não. Meu barco não é esse mau tratado e abandonado, apesar de eu tê-lo comprado também bastante judiado.
    Se você olhar os primeiros posts do meu blog, verá como o MYSTIC estava no começo e o que já foi feito de reforma nele.

    Bons Ventos

    Lauro Valente

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Encontrei seu site na internet,comprei recentemente um veleiro com motor de centro diesel, quero instalar um painel solar e tenho uma duvida:

    O padrão do painel solar é ligar o controlador de carga na bateria e depois no painel, então já está pronto, correto?

    No meu caso tenho duas baterias 100 e 150 ah, uma para a partida do motor e outra para uso geral, elas estão ligadas por uma chave com posições que permite seleciona-las individualmente, conjuntamente ou desliga-las. O motor tem um alternador que carrega algo em torno de 90Ah e a carga vai para as baterias conforme a posição da chave.

    Como ligo o controlador do painel solar as baterias? posso simplesmente liga-lo direto na bateria de 150Ah que é o que me interessa? Não haverá conflito ou sobrecarga qdo o alternador do motor estiver carregando?

    obrigado.
    --
    Francisco Pardo

    ResponderExcluir
  4. Olá Francisco,

    Seu caso é bem parecido com o meu. No MYSTIC tenho 2 baterias automotivas de 90A cada, ligadas em paralelo e, juntas, ligada a uma chave. Estas baterias formam o meu banco de serviço. Tenho também outra bateria, de 100A, ligada a uma segunda chave e que atende exclusivamente ao motor. Com o motor trabalhando e as chaves ligadas, todas baterias recebem carga do alternador. Se eu desligar a chave de serviço, as respectivas baterias não recebem carga. Se fizer isso com a chave da bateria do motor, acredito que ele pare, por falta de energia (nunca testei isso, mas o normal seria desligar).

    Quanto à placa solar, primeiro liguei o controlador diretamente numa das baterias de serviço, que por estar ligada em paralelo com a outra, transfere carga diretamente. Fiz a ligação direta na bateria para que o conjunto receba carga da placa, mesmo com a chave desligada (situação que ocorre a maior parte do tempo, quando estou ausente do barco e deixo tudo desligado, exceto a bomba de porão).

    Depois de feita a ligação do controlador à bateria, liguei o controlador à placa solar e pronto. Minhas baterias de serviço recebem constantemente alguma carga.

    A bateria do motor foi excluída do sistema de abastecimento de energia solar, porque é muito menos exigida do que as de serviço e é naturalmente carregada pelo alternador.

    Não sei se consegui me fazer entender e sanar a sua dúvida. Sinta-se à vontade para perguntar o que precisar. Não sou um expert no assunto, mas terei um enorme prazer em tentar ajudá-lo.

    Bons Ventos

    Lauro Valente
    Veleiro MYSTIC

    ResponderExcluir
  5. Valeu Lauro, mandei um email para um amigo que é eletricista ele vai fazer um esquema para mim. Sua dica sobre o ebay foi muito valiosa, estou vendo duas placas de 100 W mas estou meio receoso devido ao tamanho, 1,30 x 0,57, pode chamar a atenção da receita federal, mas vou arriscar porque vou coloca-las sobre o bimini, economizo o valor da targa. Quem sabe nos encontramos por aí, estou morando a bordo no ARMC em Angra dos Reis.

    um abraço,

    Francisco Pardo.

    ResponderExcluir