tag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post8114410322924691959..comments2023-05-19T00:29:47.416-07:00Comments on As Aventuras do Veleiro MYSTIC: NOVOS EQUIPAMENTOSLauro Valentehttp://www.blogger.com/profile/12024641733923468475noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post-45160289252794039982012-12-21T05:07:41.141-08:002012-12-21T05:07:41.141-08:00Valeu Lauro, mandei um email para um amigo que é e...Valeu Lauro, mandei um email para um amigo que é eletricista ele vai fazer um esquema para mim. Sua dica sobre o ebay foi muito valiosa, estou vendo duas placas de 100 W mas estou meio receoso devido ao tamanho, 1,30 x 0,57, pode chamar a atenção da receita federal, mas vou arriscar porque vou coloca-las sobre o bimini, economizo o valor da targa. Quem sabe nos encontramos por aí, estou morando a bordo no ARMC em Angra dos Reis.<br /><br />um abraço,<br /><br />Francisco Pardo.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03595071328493694164noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post-47075430548666704382012-12-20T16:59:01.630-08:002012-12-20T16:59:01.630-08:00Olá Francisco,
Seu caso é bem parecido com o meu....Olá Francisco,<br /><br />Seu caso é bem parecido com o meu. No MYSTIC tenho 2 baterias automotivas de 90A cada, ligadas em paralelo e, juntas, ligada a uma chave. Estas baterias formam o meu banco de serviço. Tenho também outra bateria, de 100A, ligada a uma segunda chave e que atende exclusivamente ao motor. Com o motor trabalhando e as chaves ligadas, todas baterias recebem carga do alternador. Se eu desligar a chave de serviço, as respectivas baterias não recebem carga. Se fizer isso com a chave da bateria do motor, acredito que ele pare, por falta de energia (nunca testei isso, mas o normal seria desligar).<br /><br />Quanto à placa solar, primeiro liguei o controlador diretamente numa das baterias de serviço, que por estar ligada em paralelo com a outra, transfere carga diretamente. Fiz a ligação direta na bateria para que o conjunto receba carga da placa, mesmo com a chave desligada (situação que ocorre a maior parte do tempo, quando estou ausente do barco e deixo tudo desligado, exceto a bomba de porão).<br /><br />Depois de feita a ligação do controlador à bateria, liguei o controlador à placa solar e pronto. Minhas baterias de serviço recebem constantemente alguma carga.<br /><br />A bateria do motor foi excluída do sistema de abastecimento de energia solar, porque é muito menos exigida do que as de serviço e é naturalmente carregada pelo alternador.<br /><br />Não sei se consegui me fazer entender e sanar a sua dúvida. Sinta-se à vontade para perguntar o que precisar. Não sou um expert no assunto, mas terei um enorme prazer em tentar ajudá-lo.<br /><br />Bons Ventos<br /><br />Lauro Valente<br />Veleiro MYSTICLauro Valentehttps://www.blogger.com/profile/12024641733923468475noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post-75633806298595050512012-12-20T07:10:22.735-08:002012-12-20T07:10:22.735-08:00Boa tarde,
Encontrei seu site na internet,comprei...Boa tarde,<br /><br />Encontrei seu site na internet,comprei recentemente um veleiro com motor de centro diesel, quero instalar um painel solar e tenho uma duvida:<br /><br />O padrão do painel solar é ligar o controlador de carga na bateria e depois no painel, então já está pronto, correto? <br /><br />No meu caso tenho duas baterias 100 e 150 ah, uma para a partida do motor e outra para uso geral, elas estão ligadas por uma chave com posições que permite seleciona-las individualmente, conjuntamente ou desliga-las. O motor tem um alternador que carrega algo em torno de 90Ah e a carga vai para as baterias conforme a posição da chave.<br /><br />Como ligo o controlador do painel solar as baterias? posso simplesmente liga-lo direto na bateria de 150Ah que é o que me interessa? Não haverá conflito ou sobrecarga qdo o alternador do motor estiver carregando?<br /><br />obrigado.<br />-- <br />Francisco Pardo<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03595071328493694164noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post-34828190380892900682012-10-30T18:13:34.354-07:002012-10-30T18:13:34.354-07:00Caro Anônimo,
Você deve estar se referindo ao MES...Caro Anônimo,<br /><br />Você deve estar se referindo ao MEST. Um Fast 395 que fica numa poita do ICRJ, em Botafogo, não?<br />Então, respondendo sua pergunta, não. Meu barco não é esse mau tratado e abandonado, apesar de eu tê-lo comprado também bastante judiado.<br />Se você olhar os primeiros posts do meu blog, verá como o MYSTIC estava no começo e o que já foi feito de reforma nele.<br /><br />Bons Ventos<br /><br />Lauro ValenteLauro Valentehttps://www.blogger.com/profile/12024641733923468475noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-492128453255179085.post-16659884111951172102012-10-30T08:42:56.044-07:002012-10-30T08:42:56.044-07:00esse barco é um maltratado e abandonado que está c...esse barco é um maltratado e abandonado que está com uma foto no fórum da revista náutica?<br />Anonymousnoreply@blogger.com