quarta-feira, 22 de junho de 2011

A HORA E A VEZ DO FUNDO

Ontem demos início a mais um capítulo na reforma do Mystic. Finalmente chegou a nossa vez na fila do Clube Naval Charitas para docar o barco e fazer a reforma do fundo.
 
O MYSTIC sendo rebocado pelo R22 Dominus
Partimos cedo do PCSF rebocando o Mystic até o CNC, já que o motor também está na fila da revisão. Chegando ao clube, partimos para guinchada, que é sempre um momento de tensão, fora a expectativa do que vamos encontrar.

A subida em si foi bastante tranquila. O guindaste do CNC é bastante robusto e passa bastante segurança. Os marinheiros são bastante experientes e sabem o que fazem, apesar de não tomarem muito cuidado com pequenos detalhes, como por exemplo pisar no convés de botas.





No cais do Clube Naval, aguardando ser içado
 
Tensão e expectativa
 
Mal o barco foi içado, o Lourival (competente profissional, com quem já fiz a pintura do convés do Tuiú - meu ex barco) já iniciou a raspagem do fundo. A idéia é tirar completamente toda a tinta do fundo, fazer uma análise cuidadosa se existe osmose a ser removida, dar novo primer e fazer nova pintura de fundo.


Só para lembrar, o Mystic está há 6 anos sem receber qualquer tratamento anti-cracas. Antes daquela velejada do feriado de 21/04 (veja o post mais abaixo), o fundo parecia uma criação de mariscos. Era impossível velejar.

Lourival, iniciando a raspagem das cracas

 O diagnóstico inicial não foi dos piores, mas revelou a necessidade de algumas intervenções não previstas. Devido ao tempo que o barco ficou sem manutenção, o anodo de sacrifício se acabou há muito tempo e o eixo + hélice estão comprometidos.

MYSTIC já com o fundo todo raspado

Não há tempo para lamentações! Já contatei o Mendell e encomendei um eixo novo e novas buchas do sistema. Aproveitei a faina para sacar o motor e despachá-lo para o Josivan - especialista em motores Control, em Ubatuba (SP). Vou aproveitar e pedir a ele um hélice devidamente dimensionado para o conjunto.

Criação de cracas - Não sobrou muita coisa do eixo e do hélice


Conforme o serviço for sendo executado, tentarei ir postando aqui as fotos e comentários das etapas.

Aos amigos e leitores, peço a ajuda de opinarem sobre o que está sendo feito. Idéias e conselhos são sempre bem vindos.

Bons Ventos

4 comentários:

  1. Lauro, O Lourival é ótimo ! Fiz vários trabalhos com ele no Outra vez, meu primeiro barco, e depois no Prana.

    Caso vc. não tenha pintado o fundo ainda, me permita sugerir, após reparar as osmoses, passar uma demão de Resina Epoxi antes do primer. Há no Mercado um produto chamado Gel shield que nada mais é que resina epoxi pigmentada. É um belo presente para o barco, custa pouco e evitará novas osmoses no futuro.

    abraço,

    euchério

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  2. Olá Euchério,

    Com certeza aplicamos todos os produtos necessários a uma forte proteção do casco. No caso, aplicamos massa epoxi, galverette, um selador, o primer e a tinta venenosa.

    Bons Ventos

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  3. Boa Noite. Ainda bem que o meu veleiro fica em seco. Quanto trabalho para a limpeza e pintura. Bem sabemos que a venenosa tem um tempo de ação mais ou menos 6 meses.Não vale a pena alongar o tempo porque certamente o custo será maior.Bom amigo, gostaria que me informasse o telefone do Josivan. Moro em uma ilha em Paranaguá - PR e gostaria de instalar um motor Control em meu Van de Stad. Contato: pedrokirchhoff@bol.com.br

    Abraços e Bons Ventos.

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    1. Olá Diguinho,

      Realmente barco na água dá muito mais trabalho e manutenção, mas foi uma opção que fiz, ter um barco um pouco maior e ter que mantê-lo na água.

      Bem, já tem um tempo que não falo com o Josivan. Os telefones que tenho dele são (12) 9174-4592 e (12) 7816-7401 - Não sei se precisa botar o 9 na frente desses números, ok? Outra coisa: às vezes é difícil encontrá-lo, pois ele viaja muito. Se isso acontecer, aguarde alguns dias e tente novamente.

      Bons Ventos

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