segunda-feira, 13 de junho de 2011

NEM TUDO SÃO FLORES

O final de maio foi marcado pela entrada de uma forte ressaca no litoral Sudeste brasileiro. O tamanho e a direção do swell foram exatamente as condições que permitem as ondas adentrarem a Baía de Guanabara.


 



Como fartamente noticiado pela imprensa, a ressaca, dessa vez, produziu diversos estragos na orla de Niterói, como por exemplo a destruição do calçadão da Praia das Flechas, nas proximidades do MAC (Museu de Arte Contemporânea).






O pico de Itapuca, no canto direito da Praia de Icaraí, que fica dentro do Saco de São Francisco, em Niterói.

As grandes ondas fizeram a cabeça dos surfistas, que pegaram excelentes ondas na Praia de Icaraí, mas também preocupando os velejadores que tem seus barcos em poitas no Saco de São Francisco.


O PCSF no canto da PRaia de São Francisco



O MYSTIC fica apoitado em frente ao Praia Clube São Francisco. Pra quem não conhece, o clube fica no canto direito da Praia de São Francisco, no fundo da enseada. Aquele canto é bastante assoreado e em dias de ressaca,costumam quebrar ondas no local.



Apesar de nova e revisada, fiquei preocupado com a resistência da poita onde o barco fica. Optei, então, por lanças duas âncoras para garantir que, caso a poita arrebentasse, o barco não fosse arrastado para a praia. Passada a ressaca, fui ao clube recolher os ferros e preparar o barco para o primeiro final de semana a bordo com a família - iríamos para o Queijos & Vinhos da regata Chico Mendes, em Paquetá. Para a minha surpresa, uma das âncoras enroscou na poita. Perdi a manhã inteira e parte da tarde mergulhando para conseguir soltar a âncora de 10kg + 10m de corrente da poita.
Localizando o enrosco

Preparando para o mergulho
 

Do clube, minha esposa, enquanto esperava para zarparmos para Paquetá, registrava meu infortúnio para resgatar a âncora. Devido ao vento que entrou logo em seguida, junto com uma chuva desanimadora, resolvemos adiar o passeio para uma nova oportunidade.


Até a próxima.

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário