domingo, 4 de setembro de 2011

DE OLHO NA PARTE EXTERNA

Olá Pessoal,

Após a conclusão da reforma do fundo do casco e enquanto o motor do MYSTIC não fica pronto, meti a mão na massa e fui dar um trato no visual do barco.

O Lourival já havia polido e retocado as faixas do costado do barco, mas faltavam as máscaras da cabine, que estavam completamente desbotadas. Comprei, então, uma tinta PU azul, da cor da capa da vela  e parti pra faina.


 As duas fotos acima mostram como estava o estado da máscara do barco. Do lado de boreste a tinta praticamente já não existia mais, enquanto que do outro lado ainda dá pra ter uma noção de como era. A idéia foi preservar o desenho, alterando somente a tonalidade da tinta para combinar com a capa da vela.

A aplicação da tinta foi feita com um rolinho especial. Fiz assim quando pintei a mácara do TUIÚ (B27-S - meu ex barco) e achei que o serviço teve um ótimo resultado. Confira nas fotos abaixo como ficou a pintura nova: 

A pintura de BE. Falta ainda a segunda demão, mas já dá ver que ficou bonito
O lado de BB já finalizado
Além dia pintura da cabine, comprei novos cabos de aço encapados para substituir os cabos de guarda mancebo do barco. Os cabos já estavam perigosamente podres e um deles nem existia mais, tendo sido substituído por um cabo pre-esticado de 6mm. A substituição dos cabos é uma providência que sempre adotei nos barcos que já tive. Não que outras peças e/ou partes do barco não sejam importantes, mas num mar revolto, numa velejada adernada etc, o guarda mancebo é nossa última chance de não cair do barco em caso de um escorregão, por exemplo.

Aproveitando que a faina da vez era o guarda mancebo, contratei o marinheiro Q-Suco, lá do Clube Naval Charitas para tecer uma rede e instalar no barco. Sempre gostei de usar rede, principalmente na proa, por questões de segurança e estética. Agora com filho pequeno, então, .... Trata-se de investimento obrigatório!!! Esta, aliás, já é a terceira vez que o Q-Suco faz este serviço pra mim e sempre achei o trabalho bom e o preço honesto.



Encerrada mais essa etapa, já dá pra ver como o barco era e como será daqui pra frente. Dá um enorme prazer ver o MYSTIC bonito novamente e saber que voltará a navegar com segurança, com materiais novos e de qualidade.

Ele era assim...

... e ficou assim!!!

Finalizada esta etapa, estou considerando a parte externa concluída, apesar de haver diversos outros trabalhos menores a serem realizados, mas que poderão ser feitos no futuro, com calma.
O Fast 310 realmente é um barco de linhas muito bonitas e, quando bem cuidados como está ficando o MYSTIC, a beleza parece ressaltar!


 Que venha agora a parte interna!!!


Bons Ventos


3 comentários:

  1. Boa tarde Lauro,

    Tenho acompanhado seu Blog. Acabo de comprar um Cruiser 23 e ainda não coloquei na água, tenho que fazer as pinturas. Estou com uma dúvida, pelo que vi nas fotos, a parte de anti-incrustante você lixou tudo mas o resto você pintou por cima? Qual a preparação que realizou?

    Está muito bonito o barco, parabéns!]

    Silas
    silasmoj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Silas,

    O correto numa pintura, seja ela de fundo ou outra parte é remover a tinta anterior, aplicar a base (primer) e depois pintar.

    No caso do MYSTIC, como o fundo estava bastante detonado pelo tempo que o barco ficou parado, inclusive com algumas osmoses, aproveitei e, além de tirar a tinta, tirei a camada de epoxi que reveste a fibra e fiz uma nova, reforçada. Na sequência foi aplicado o primer e depois a tinta. Nas próximas vezes em que for pintar o fundo, não será necessário fazer tudo isso, mas apenas dar uma lixada para remover o excesso de tinta, aplicar novo primer e pintar novamente.

    Na máscara da cabine não fiz o que manda a cartilha, mas não há risco do serviço ter ficado mal feito. Eu explico: a tinta que hoje está lá serve como primer. Então, eu apenas lixei um pouco para alisar a área, passei um redutor para tirar todas impurezas e gordura e apliquei a tinta PU (poderia ser um esmalte sintético, mas esse sim descascaria em pouco tempo). O ideal seria aplicar com uma pistola, mas com o rolinho também fica bem aceitável.

    Espero ter ajudado.

    Bons Ventos

    Lauro

    ResponderExcluir