sexta-feira, 26 de agosto de 2011

AGORA SIM, UM MOTOR!!!

Olá amigos,

Chegou a hora de falar detalhadamente do motor.

Como todos sabem, antes de ser comprado por mim, o MYSTIC estava praticamente abandonado e isso acabou acarretando sérios problemas no motor. Dentre outras coisas que se deterioraram, os anodos simplesmente não existiam mais e com isso, o motor original do barco - um VW Control de 48HP, acabou se estragando definitivamente, devido à corrosão. O então proprietário decidiu tirar o motor perdido e comprou outro, do mesmo fabricante, usado.

Quando fui ver o barco para comprá-lo, o motor estava no meio da cabine, ainda por instalar. Preocupado em adquirir um barco sem testar a máquina, me restou a alternativa de tentar pesquisar a vida daquele motor. Pesquisa daqui, procura dali, consegui chegar ao cara que o vendeu - o Luiz, do veleiro Berro D'água, que me deu todo o histórico da máquina. Pra mim, o que me tranquilizou foi confirmar que a procedência do motor era muito boa, já que o Luiz era realmente um cara sério e pude perceber o quanto cuidadoso ele era com seu barco etc. Soube que o motor foi todo reformado pouco antes de ter sido vendido, o que me agradou, pois tinha chance de não ter que gastar muito dinheiro com maiores problemas.

Infelizmente, não foi bem assim.

O motor em sua configuração original, colocado dentro do compartimento, quando descobri que aquele não servia ali
 Quando fui, pessoalmente, fazer a instalação do motor, percebi que aquele motor não cabia no compartimento do Fast 310. Mas como, se a maioria dos Fast 310 que conhecia eram equipados com o tal Control?

De volta às pesquisas, descobri que haviam duas marinizações diferentes para o mesmo motor, de forma a atender particularidades da construção de cada modelo da Fast Yachts, naquela época. Originalmente, o motor VW tem seu bloco montado ligeiramente inclinado, com o alternador trabalhando em seu lado o esquerdo. Marinizado dessa forma, o Control equipou os Fasts 303 e 345. Já o Fast 310 possui um compartimento um pouco mais estreito, o que gerou a necessidade do bloco ser montado rigorosamente na vertical.

Não me restou outra alternativa senão sacar o motor lá de dentro enviá-lo ao Josivan, em Ubatuba - uma verdadeira autoridade quando o assunto é motor Control. Aproveitando que o MYSTIC estava docado no Clube Naval Charitas, mandei retirar a máquina e entreguei-o ao Josivan.

Alguns dias depois o Josivan me ligou dando a boa e a má notícia: a boa foi que o motor, do jeito que chegou na oficina, foi pra bancada e pegou de estalo, confirmando o que o Luiz havia dito sobre a reforma. A má notícia foi que a alteração na marinização implicaria na troca da reversora e na troca do trocador de calor. Como diz o ditado "Já que está no inferno, abraça o diabo", mandei logo ele dar outra geral no motor, o que resultou na substituição da bomba d'água salgada por outra novinha, na troca do alternador por outro bem mais potente, na otimização do motor que o Josivan faz (troca das mangueiras por tubos de alumínio) entre outras providências.

Obviamente que todo esse trabalho, mais a contratação do próprio Josivan para fazer a instalação no barco não podia ficar barato, mas pelo menos ainda está mais barato que um motor zero (o qual não tenho recursos, por enquanto, para comprar) e o serviço está sendo realizado por um profissional reconhecidamente especialista neste motor.

O motor chegou essa semana e o Josivan já começou a instalação. Resta agora somente aguardar a finalização da instalação e os primeiros testes para confirmar se esse motor é isso tudo que quem tem, diz que é.

Em breve postarei aqui o resultado de mais essa fase da reforma do barco e minhas impressões sobre o motor Control.

Aguardem!!!

5 comentários:

  1. Meu caro esquece o motor, seu barco é a vela.rsrsrsrsr

    E testa bem, senão não entro nesta lata velha, abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá Lauro
    gostaria de saber de vc. como anda o seu motor após os serviços e quando vc. trocou a bomba e o trocador de calor foi o Josivan que forneceu ou vc. comprou a parte e deu para ele montar, se vc. puder dar mais detalhes de como conseguir as peças para marinização eu agradeço pois eu tennho só o motor até agora.
    abs Cesar

    ResponderExcluir
  3. Olá Cesar,

    Fico até emocionado em falar do meu motor. (risos)

    Respondendo suas perguntas, o motor vai maravilhosamente bem e até hoje jamais me deu o menor sinal de que iria me deixar na mão. O trocador de calor já veio com o motor e a bomba foi trocada pelo Josivan por outra maior quando ele fez a reinstalação no meu barco. Aliás, a bomba original não dá conta de refrigerar o motor e essa é a causa de muitos motores Control sobre-aquecerem.

    Sobre onde conseguir as peças para marinização, lamento não poder te ajudar. Não faço ideia de onde consegui-las. Sei que o josivan faz esse serviço e recomendo você entrar em contato com ele. Inclusive ele pode fazer o seu motor, ou aceitá-lo na troca por outro já pronto.

    Bons Ventos

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo, bom dia. Poderia por gentileza me informar o contato do Josivan?
    Grato
    Att, Josias Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josias,

      Desculpe a demora. Se os números não mudaram, são esses:

      (12) 7816-7401
      (12) 99174-4592

      Às vezes é difícil falar com ele. Tem que insistir um pouco, pois ele viaja bastante.

      Bons Ventos

      Lauro Valente

      Excluir